Saber quanto custa cremar um cachorro, sem dúvidas, é muito importante em casos de emergência com o seu animal de estimação. Queríamos que esses seres tão dóceis e fiéis ficassem conosco a vida inteira, mas infelizmente, a vida é mais curta para os nossos amigos de quatro patas.
Pensar sobre o assunto pode até ser meio desagradável, mas tal sacrifício irá garantir uma despedida digna a quem sempre esteve ao seu lado incondicionalmente. Por isso, continue lendo esse artigo para entender melhor como funciona esse processo.
Cremação de cães: quanto custa?
Os valores costumam variar de acordo com região, modalidade escolhida (individual ou coletiva) e tamanho/peso do cachorro. Em média, os valores de uma cremação individual podem chegar ao valor de R$1,350 com velório. Já as cremações coletivas costumam sair um pouco mais em conta, cerca de R$850, 00.
É importante frisar que na cremação coletiva, as cinzas não são entregues ao dono, ficando ao encargo do crematório a sua destinação, podendo ser despejadas no jardim do local ou até mesmo recicladas.
Já nas cremações individuais, as cinzas são destinadas aos donos. Não se surpreenda se a quantidade das cinzas for pequena, afinal de contas, o corpo é composto basicamente por água e grande parte da sua composição orgânica se evapora durante o processo. As urnas podem ser personalizadas de acordo com o gosto do dono ou personalidade do cão.
Cremação e o processo de luto
Muitos donos procuram pelo processo de cremação para abreviar o sofrimento causado pela perda do bichinho, já que o procedimento é prático e rápido, além da possibilidade de despejar as cinzas onde preferir.
Esta também é uma oportunidade de se manter mais próximo do seu melhor amigo, pois as cinzas dão uma flexibilidade em relação aonde serão dispostas. Elas podem ser simplesmente depositadas em uma urna adequada, podendo fazer parte da decoração da casa, ou também podem ser colocadas em um local onde o pet gostava de ficar, ao ar livre, em plantas, e onde mais a criatividade permitir.
A cremação é um processo que ajuda na cicatrização da dor e encerramento de ciclo, fatores essenciais para superar o luto. Este processo é doloroso para qualquer faixa etária, mas costuma ser mais delicado para crianças e idosos. Os animais fazem parte da vida da criança de forma lúdica, como em desenhos, contos, filmes etc, além de serem companheiros de crianças sem irmãos ou as mais tímidas e introvertidas.Os cães na vida dos idosos também servem para aliviar a solidão, trazendo um vazio com a sua passagem.
É comum no processo de luto sentir:
- tristeza;
- solidão;
- culpa;choro fácil;
- mudanças de sono;
- falta de apetite;
- falta de prazer;
- sensação de vazio;
- vontade de estar com quem se foi.
Acatar todos esses sentimentos é a melhor forma de superar a dor da perda de um animal de estimação. Chore o que tiver que chorar até que a tristeza se amenize, ficando apenas a saudade. Buscar grupos de apoio que possam te ajudar a lidar com o luto, conversar com familiares, amigos ou pessoas de confiança sobre o assunto e até mesmo escrever uma carta ao seu cãozinho são algumas dicas que podem te ajudar a vencer todo esse processo.
Se ainda tiver dúvidas sobre quanto custa cremar um cachorro, entre em contato com a equipe do Crematório Pet e teremos o prazer de responder todas as suas perguntas.