Cremação de animais – Saiba mais!

adult-beagle-walking-on-grass-field-1485637

Cremação de animais: você já ouviu falar? A cremação é uma prática já conhecida e executada com certa frequência como destinação final de um corpo. Mas você sabia que esse método também pode ser aplicado aos animais de estimação? Pois é sobre esse assunto que trataremos a seguir. Continue com a gente!

A cremação pet vem se tornando cada dia mais popular entre os donos de animais de estimação. Esse assunto pode ser meio que desagradável, e talvez seja mesmo, mas do mesmo jeito que a morte chegará um dia para nós, seres humanos, ela chegará também  aos animais. E para ambos os casos, devemos estar preparados, pois a comoção do momento pode nos impedir de tomar decisões mais acertadas, e a destinação dada aos restos mortais dos bichinhos poderá ser motivo de arrependimento.

Por mais que evitemos imaginar quando e como será tal dia, é inevitável planejamento em relação aos processos funerários envolvendo nosso pets, já que, ao sermos pegos desprevenidos, acabamos não sabendo como dar uma destinação adequada aos restos mortais dos animais de estimação. 

Isso porque muitas pessoas, por falta de conhecimento, acabam enterrando os pets no próprio quintal. Essa atitude pode ser extremamente nociva para a saúde, pois o cadáver libera uma substância chamada necrochorume, contaminando o solo e lençol freático. Se a causa da morte foi uma doença contagiosa, os riscos aumentam significativamente.

Covas rasas também trazem risco de contaminação e propagação de doenças, já que corpo pode ser facilmente desenterrado até mesmo por outro animal. Como pode notar, dar um fim digno ao seu pet, além de ser um ato de respeito e gratidão, também é uma questão sanitária.

Cremação de animais – Como funciona?

A cremação de animais é um processo ecologicamente correto, pois não traz prejuízos para o meio ambiente. As cinzas não são poluentes, podendo estas serem jogadas na natureza, como em jardins, parques e mar. As chaminés que eliminam os gases na atmosfera são equipadas com filtros para evitar danos à qualidade do ar e também à camada de ozônio.

Como é comum também os donos não quererem prolongar demais o processo de despedida, a cremação acaba sendo uma boa opção para trazer agilidade e praticidade em um momento já tão delicado.

Existem dois tipos de cremação de animais: a cremação individual e a cremação coletiva. Na cremação individual, seu pet é cremado individualmente em um forno apropriado e ao final do processo, as cinzas são entregues para destinação de preferência. Já na cremação coletiva, o corpo é cremado juntamente com os restos mortais de outros animais, sendo as cinzas despejadas no jardim do crematório. 

Vale a pena considerar a cremação de animais como forma de prestar uma despedida digna e respeitosa para aquele que te trouxe tantos momentos felizes. Os animais são seres puros e fiéis aos seus donos, sempre gratos ao mínimo oferecido à eles. Que tal devolver sua gratidão através da cremação pet?
Com sua decisão tomada, entre em contato com o Crematório Pet para a realização dos procedimentos necessários para esse ato de amor ao seu melhor amigo! Tenha a certeza de que o seu animalzinho estará nas melhores mãos com a nossa experiente equipe! Estaremos prontos para te atender prontamente, pode contar com a gente!